top of page

Livro diário de um intercambista

por apenas R$ 29,90

O professor fala e eu não entendo nada!

  • Ruy Magalhães
  • 16 de set. de 2017
  • 2 min de leitura

Constantemente recebo esse tipo de reclamação dos alunos de níveis básicos.

Dependendo da escola e da metodologia utilizada, em nenhum momento o professor pode pronunciar alguma palavra em português dentro de sala de aula.

Estratégia que eu apoio e utilizo constantemente.

Mas aí vem o grande questionamento dos alunos, "mas professor, eu não entendo nada".

Então você pensa, se o aluno não entende nada, como conseguirá aprender?

É onde esta a mágica do aprendizado, não entender nada faz parte do aprendizado.

Quando criança, na fase onde estamos aprendendo a falar, geralmente repetimos o que os adultos falam, não necessariamente sabemos o significado.

A criança só percebe que falou algo de errado quando recebe uma bronca de um adulto, caso isso não aconteça, a criança irá continuar repetindo a palavra que ela não faz a mínima ideia do que significa.

Muitos estudantes imaginam que inglês envolve apenas ouvir e falar, muito se enganam, inglês também envolve visão.

Isso mesmo que você leu, visão.

Vamos voltar ao exemplo da criança, ao receber uma bronca de um adulto, a criança percebe que alguém fez "cara feia" para ela, logo naquele momento, mesmo sem saber o significado real da palavra, a criança percebe que fez algo ruim.

Em sala de aula, quando o aluno não consegue entender o professor, cabe ao professor arrumar outros meios de fazer com que o aluno entenda, um dos meios mais usados é a mimica.

Da mesma forma que a criança percebeu que falou algo de errado, por que algum adulto olhou "feio" para ela, o estudante em sala de aula terá a grande charada de descobrir o que o professor esta querendo dizer.

O professor terá que usar estratégias para passar essa mensagem, seja por mímica ou explicando de uma outra forma, tudo em inglês claro.

No início é extremamente maçante para o estudante, pois, ele tem que "se virar" para entender o professor, mas com o passar do tempo o estudante desenvolve a habilidade de percepção e começa a notar que a visão auxilia e bastante no desenvolvimento da língua.

Aprender uma nova língua não é tarefa fácil, requer tempo e dedicação.

E se você não esta entendo o seu professor, ótimo, isso quer dizer que você possui conteúdo para adquirir, a partir do momento que você entender tudo que o seu professor fala, você não tem mais desafios, e então chega a hora de repensar em adquirir novos desafios.

Estudo de línguas é um estudo constante, você sempre terá algo novo para aprender.

Post escrito por

Ruy Magalhães

Professor de inglês

Clique na imagem abaixo e faça o download das 10 primeiras páginas

 
 
 

Comentários


Postagens recentes
Assuntos
Formas de pagamento
Diário de um intercambista
Ruy Magalhães
pagamento
manual
bottom of page